"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo.
Todos nós sabemos alguma coisa.
Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre".
Paulo Freire

Planejamento Oficina: Poesia, Coisa de Criança


POESIA, COISA DE CRIANÇA

Oficina e Vivência para Educadores

A proposta dessa oficina para educadores é discutir as múltiplas possibilidades no trabalho com poesia, a literatura infantil, os chamados brinquedos de palavras (trava línguas, adivinhas, etc...) e as cantigas tradicionais.

A proposta é capacitar os participantes para desenvolverem projetos ligados à produção poética e ao incentivo da leitura e buscar uma reflexão sobre a importância da leitura e da criatividade como instrumentos de aprendizado e incentivo à criação literária, além do ato de contar histórias, já bem sedimentado junto ao cotidiano escolar.

A oficina parte do prazer de ouvir e contar histórias, poemas de diversos autores para buscar uma reflexão sobre a relação escola-literatura e sugerir exercícios e trabalhos que possam ser reproduzidos no cotidiano da sala de aula. Os participantes poderão ainda exercitar a sua criatividade e ao mesmo tempo valorizar a importância da memória afetiva e do imaginário na educação.

O curso tem o objetivo de encaminhar e ajudar a elaborar propostas diferenciadas de trabalho com a poesia na escola e em outras instituições, desenvolvendo saraus, exercícios de criação e “degustação” de poemas, pesquisa da poética nos contos tradicionais, trabalhos com músicas e jogos de palavras.

Programa / Conteúdo

Poesia é coisa de criança _ O imaginário infantil, as brincadeiras tradicionais e a poesia como parte do cotidiano da criança.

Um olhar sobre a poesia na literatura infantil brasileira – principais autores e estilos

O olhar criança e o olhar adulto – imaginário e infância

A cultura infantil dos trava-línguas, adivinhas rimadas, parlendas e outros brinquedos com palavras.

O ritmo e a musicalidade na prosa e no verso

A leitura como instrumento de aprendizado e prazer.

Roteiro de atividades com literatura infantil e poesia na sala de aula.

Orientação para formação de repertório e bibliografia para pesquisa.

Detalhamento

Público alvo: Educadores do Ensino Fundamental, Educação Infantil, arte educadores, atores.

Número de participantes sugerido: De 20 a 30

Carga horária  3 horas

Material necessário: Giz de Cera, Papel cartão,  Cartolina, (Tesoura), Barbante, Cola

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