"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo.
Todos nós sabemos alguma coisa.
Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre".
Paulo Freire

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Poesia, coisa de criança



POESIA, COISA DE CRIANÇA.

Giba Pedroza




Contador de histórias e pesquisador de literatura infantil e tradição oral, há vinte anos e vem realizando apresentações e oficinas para educadores e crianças, além de intervenções e projetos sociais para empresas e Ongs.

Em 2004, lançou o Cd Livro, Girasonhos, “Roda de Histórias”. Foi redator, produtor e roteirista de programas televisivos e radiofônicos  e algumas produções viraram desenhos animados exibidos na TV Cultura e Tv Ratimbum.

Foi fundador de importantes núcleos de pesquisa e divulgação, idealizou e participou de importantes eventos e encontros de contadores de histórias.

Recentemente foi representante do Brasil  em Miami/EUA e que contou com diversos contadores e escritores da América Latina.

Atualmente integra ao lado da instrumentista Renata Mattar, a Cia. Contos de Todos os Cantos, que tem como característica principal a pesquisa e divulgação da literatura e cultura infantil de diversos países.



Oficina e Vivência para Educadores

A proposta dessa oficina
para educadores é discutir as múltiplas possibilidades no trabalho com poesia, a literatura infantil, os chamados brinquedos de palavras (trava línguas, adivinhas, etc...) e as cantigas tradicionais.

 A oficina parte do prazer de ouvir e contar histórias, poemas de diversos autores para buscar uma reflexão sobre a relação escola-literatura e sugerir exercícios e trabalhos que possam ser reproduzidos no cotidiano da sala de aula. Os participantes poderão ainda exercitar a sua criatividade e ao mesmo tempo valorizar a importância da memória afetiva e do imaginário na educação.

O curso tem o objetivo de encaminhar e ajudar a elaborar propostas diferenciadas de trabalho com a poesia na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário