Narrativas e Teatro: a
compreensão dos gêneros narrativo e dramático para a qualificação das
atividades de Teatro com as crianças
PÚBLICO ALVO: Professores e educadores da
Educação infantil e do ciclo básico
METODOLOGIA: Fundamentação e apresentação de
conceitos; atividades práticas; discussões e avaliação
MATERIAL E ESPAÇO NECESSÁRIO: sala ampla e
arejada, com cadeiras que possam ser afastadas/movimentadas; tecidos de
diferentes tamanhos; papelão ondulado grosso; cola e tinta; pincéis e rolinhos
de pintor; datashow; aparelho de DVD.
NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 20 a 30 pessoas
TEMPO DE DURAÇÃO: Um encontro de 3 horas de
duração
OBSERVAÇÕES: Como a oficina tem uma parte
prática, é importante que os participantes venham com roupas confortáveis e
sapatos baixos.
A partir da compreensão das características do
gênero narrativo e do gênero dramático, a oficina propõe possibilidades de
criação de boas atividades teatrais a partir do universo das narrativas que
povoam o cotidiano das crianças – contos de fadas, histórias, casos, notícias
entre outros. Como transformá-los em Teatro? Que recursos e instrumentos o
professor pode utilizar para a criação de situações dramáticas com as crianças?
Na oficina, exercitaremos a utilização de alguns desses instrumentos,
discutindo-os e articulando-os às atividades com as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário