"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo.
Todos nós sabemos alguma coisa.
Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre".
Paulo Freire

Planejamento Oficina Narrativas e Teatro






Narrativas e Teatro: a compreensão dos gêneros narrativo e dramático para a qualificação das atividades de Teatro com as crianças



PÚBLICO ALVO: Professores e educadores da Educação infantil e do ciclo básico

METODOLOGIA: Fundamentação e apresentação de conceitos; atividades práticas; discussões e avaliação

MATERIAL E ESPAÇO NECESSÁRIO: sala ampla e arejada, com cadeiras que possam ser afastadas/movimentadas; tecidos de diferentes tamanhos; papelão ondulado grosso; cola e tinta; pincéis e rolinhos de pintor; datashow; aparelho de DVD.

NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 20 a 30 pessoas

TEMPO DE DURAÇÃO: Um encontro de 3 horas de duração

OBSERVAÇÕES: Como a oficina tem uma parte prática, é importante que os participantes venham com roupas confortáveis e sapatos baixos.

A partir da compreensão das características do gênero narrativo e do gênero dramático, a oficina propõe possibilidades de criação de boas atividades teatrais a partir do universo das narrativas que povoam o cotidiano das crianças – contos de fadas, histórias, casos, notícias entre outros. Como transformá-los em Teatro? Que recursos e instrumentos o professor pode utilizar para a criação de situações dramáticas com as crianças? Na oficina, exercitaremos a utilização de alguns desses instrumentos, discutindo-os e articulando-os às atividades com as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário