"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo.
Todos nós sabemos alguma coisa.
Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre".
Paulo Freire

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Narrativas e Teatro: a compreensão dos gêneros narrativo e dramático para a qualificação das atividades de Teatro com as crianças


Narrativas e Teatro: a compreensão dos gêneros narrativo e dramático para a qualificação das atividades de Teatro com as crianças


                                Maria Paula Vignola Zurawski



Graduada em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

É atriz, professora universitária e arte-educadora.

É formadora em projetos de capacitação de educadores em redes públicas e particulares. Escreveu o documento Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil - área de Movimento, trabalhou no Programa ADI Magistério da PMSP e da Fundação Vanzolini em 2004.

Participa, desde 1994, do Grupo Furunfunfum, cujos trabalhos em teatro para o publico infantil foram contemplados com vários prêmios. De sua produção escrita consta a tradução de A História Mundial do Teatro, em 2000, os módulos 2 - Jogo, brincadeira e faz-de-conta e 5- Formação pessoal e social de o contexto e a prática da Educação Infantil, em 2006, pela Editora Moderna.

Narrativas e Teatro: a compreensão dos gêneros narrativo e dramático para a qualificação das atividades de Teatro com as crianças

A partir da compreensão
das características do gênero narrativo e do gênero dramático, a oficina propõe possibilidades de criação de boas atividades teatrais partindo do universo das narrativas que povoam o cotidiano das crianças – contos de fadas, histórias, casos, notícias entre outros. Como transformá-los em Teatro? Que recursos e instrumentos o professor pode utilizar para a criação de situações dramáticas com as crianças? Na oficina, exercitaremos a utilização de alguns desses instrumentos, discutindo-os e articulando-os às atividades com as crianças.


OBSERVAÇÕES: Como a oficina tem uma parte prática, é importante que os participantes venham com roupas confortáveis e sapatos baixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário