Maria Paula Vignola
Zurawski
Graduada
em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São
Paulo e mestre
em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).
É
atriz, professora universitária e arte-educadora.
É
formadora em projetos de capacitação de educadores em redes públicas e
particulares. Escreveu o documento Referencial Curricular Nacional de Educação
Infantil - área de Movimento, trabalhou no Programa ADI Magistério da PMSP e da
Fundação Vanzolini em 2004.
Participa,
desde 1994, do Grupo Furunfunfum, cujos trabalhos em teatro para o publico
infantil foram contemplados com vários prêmios. De sua produção escrita consta
a tradução de A História Mundial do Teatro, em 2000, os módulos 2 - Jogo,
brincadeira e faz-de-conta e 5- Formação pessoal e social de o contexto e a
prática da Educação Infantil, em 2006, pela Editora Moderna.
Narrativas e
Teatro: a compreensão dos gêneros narrativo e dramático para a qualificação das
atividades de Teatro com as crianças
A partir da compreensão
das características do gênero narrativo e do gênero dramático, a oficina propõe possibilidades de criação de boas atividades teatrais partindo do universo das narrativas que povoam o cotidiano das crianças – contos de fadas, histórias, casos, notícias entre outros. Como transformá-los em Teatro? Que recursos e instrumentos o professor pode utilizar para a criação de situações dramáticas com as crianças? Na oficina, exercitaremos a utilização de alguns desses instrumentos, discutindo-os e articulando-os às atividades com as crianças.
das características do gênero narrativo e do gênero dramático, a oficina propõe possibilidades de criação de boas atividades teatrais partindo do universo das narrativas que povoam o cotidiano das crianças – contos de fadas, histórias, casos, notícias entre outros. Como transformá-los em Teatro? Que recursos e instrumentos o professor pode utilizar para a criação de situações dramáticas com as crianças? Na oficina, exercitaremos a utilização de alguns desses instrumentos, discutindo-os e articulando-os às atividades com as crianças.
OBSERVAÇÕES: Como a oficina tem uma parte
prática, é importante que os participantes venham com roupas confortáveis e
sapatos baixos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário