"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo.
Todos nós sabemos alguma coisa.
Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre".
Paulo Freire

Material de Apoio Oficina Narrativas e Teatro

http://www.culturainfancia.com.br/docs/repertorios3.pdf

Nesse link você encontra:

Teatro e Dança:
Repertórios para a Educação
VOLUME 3
TEATRO E EDUCAÇÃO : PERSPECTIVAS


São Paulo, 2010


APRESENTAÇÃO
Prezados Professores
Este volume, o terceiro da coleção
Teatro e Dança: Repertórios para a
Educação
,  apresenta três análises, com abordagens que se complementam, sobre o valor
do teatro para a educação: como processo de construção de significados, como atividade
educativa no âmbito da escola e como espaço de exercício e formação de cidadania.
Em
Quando o teatro e educação ocupam o mesmo lugar, o autor, ao
analisar a importância do teatro para desenvolver a capacidade de leitura do mundo,
oferece alguns elementos para se pensar na contribuição do professor para a apropriação
da linguagem teatral pelo aluno espectador. Essa apropriação implica na interpretação
dos signos presentes na encenação que, ao ser confrontada com a experiência
e a visão de mundo do espectador, conduz à construção de novos significados, novos
entendimentos. Apresenta concepções de alguns pensadores, dramaturgos e experiências
teatrais que valorizam a participação ativa do espectador na construção de
sentidos diante do acontecimento artístico, que é o espetáculo.
Em
Teatro, uma experiência criativa, o autor inicia por uma análise
sobre o que é e como deve ser o teatro para expor algumas diretrizes para a formação
de um grupo de teatro na escola como atividade educativa. Apresenta, então, um sistema
de aprendizagem teatral por meio de jogos, discorre sobre as questões do espaço
na escola para esse trabalho, da definição e uso do texto dramático, do processo de
aprendizagem da representação cênica, dos ensaios, e finaliza discutindo o resultado
do trabalho com teatro na escola do ponto de vista educacional.
Em
Teatro e cidadania: da atualidade da arte cênica, o autor detém
seu olhar sobre três elementos do teatro que revelam sua legitimidade na atualidade
para a formação humana e construção de cidadania. Reconhecendo a experiência
sensorial que o teatro oferece como fenômeno individual, ressalta o trabalho do
professor como orientador da formulação de questões para compreensão do que
está em jogo na cena.
Esperamos que as reflexões aqui apresentadas contribuam para que
esse encontro com a arte, que o projeto Escola em Cena propicia, represente uma
experiência relevante para a formação do aluno e o reflexo de um trabalho docente
criativo e significativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário